29/08/2017

Comunicação remota: como a tecnologia otimiza a comunicação entre equipes

comunicacao-remota-como-a-tecnologia-otimiza-a-comunicacao-entre-equipes.jpeg

Com certeza, já chegou ao seu conhecimento as tecnologias mais usadas para a comunicação remota no meio corporativo. Mas você sabe o quanto elas podem otimizar o contato entre funcionários, colaboradores e diretores dentro da sua empresa?

Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, criamos este guia rápido com as principais soluções tecnológicas para melhorar a interação entre equipes e como elas ajudam um negócio a ser mais eficiente e produtivo. Vamos lá?

Uma nova forma de se comunicar

A comunicação remota está inserida no meio corporativo há décadas, desde a popularização do telefone, fax e, mais recentemente, os serviços de e-mail. Mas esse tipo de interação entre funcionários sempre foi limitado demais para poder substituir as reuniões presenciais.

Nos últimos anos, no entanto, esse panorama mudou completamente. A comunicação remota não só se tornou uma opção viável como também começa a demonstrar vantagens que vão além do contato direto entre todos os envolvidos nas decisões empresariais.

Investir nesse tipo de tecnologia hoje significa criar uma vantagem competitiva no mercado, tanto para cortar gastos desnecessários quanto para agilizar a elaboração e execução de novas estratégias de negócio. Avançar tecnologicamente se torna, a partir de agora, uma questão de sobrevivência.

As soluções mais utilizadas em comunicação remota

Mas, para aproveitar as vantagens que listaremos a seguir, primeiro é preciso saber onde focar o seu investimento e planejamento para implementar a comunicação remota. Hoje existem três soluções principais para atacar os aspectos mais relevantes da interação entre funcionários, diretores e colaboradores:

Aplicativos de mensagem

Apesar de ser mais informal, o uso de mensageiros como o WhatsApp são muito úteis para a comunicação direta e contínua entre equipes empresariais. Eles podem ser utilizados como uma forma rápida de agendar compromissos e confirmar pautas, por exemplo, mas deve-se ter muito cuidado com o tipo de informação que é compartilhada por meio desses aplicativos.

Uma saída mais segura é o uso do Telegram, que possui ferramentas ponta a ponta e bloqueio de conversas por senhas, mas mesmo assim essa não é a solução mais recomendada para o uso corporativo.

Slack

O Slack é, em sua essência, um organizador de equipes e projetos. Por possuir também um aplicativo para a interação entre os membros cadastrados, ele se torna uma opção muito mais segura para alinhamentos, compartilhamento de estratégias e discussões sobre planejamento.

Videoconferência

Mesmo que as soluções acima sejam excelentes para o apoio à comunicação, nada substitui ainda a produtividade alcançada por uma conversa cara a cara.

É por isso que a videoconferência é a solução perfeita para reuniões em que a tomada de decisão deve ser rápida e objetiva. Com a ajuda de softwares especializados e com a qualidade adequada a demandas corporativas, é possível unir todas as pessoas envolvidas em um mesmo ambiente e aproveitar ao máximo todas as vantagens que vamos listar em seguida.

A comunicação remota otimiza a interação entre equipes

O uso de ferramentas e serviços para a comunicação remota, como dissemos, é uma forma de otimizar e agilizar discussões e tomadas de decisões, que vem se mostrando ainda mais eficiente do que as reuniões presenciais. Veja como tirar proveito dessa tecnologia:

Reduz custos de deslocamento

Principalmente nas grandes cidades, o custo de deslocamento vem se tornando cada vez mais uma questão relevante dentro das empresas. Quanto maior for, maior o impacto do trânsito entre casa e trabalho. Não só os custos diretos são um problema, como os atrasos e remarcações causadas pela dificuldade de juntar todos os envolvidos em uma mesma sala.

Com a gestão de projetos remotos e, principalmente, o uso da videoconferência, essa questão é eliminada quase que completamente.

Aumenta a flexibilidade de tempo

Não é apenas o gasto com o deslocamento que é cortado, mas o tempo também. A comunicação remota permite que reuniões sejam marcadas com mais urgência e até em horários alternativos. Discussões imprevistas podem ser solucionadas imediatamente e qualquer conflito de informações será resolvido com apenas alguns cliques.

A tecnologia bem aplicada permite que várias horas sejam economizadas ao longo de uma semana de trabalho, tempo que pode ser aproveitado de maneira mais eficiente.

Aumenta a produtividade

Esse proveito da economia de tempo e recursos dentro de uma empresa significa diretamente o aumento da produtividade. Agilizar questões estratégicas torna mais imediata a implementação de soluções e execução de planejamento, sem contar que a comunicação remota facilita o compartilhamento de metas, objetivos e tarefas para todos os envolvidos.

Além disso, ferramentas de automação tornam as próprias reuniões mais produtivas, quando há um investimento em soluções integradas que controlam projeções de dados, gerenciamento da comunicação e até os equipamentos de luz e captação de áudio no ambiente.

Diminui a necessidade de estrutura física

Esta também pode ser uma solução para economizar em estrutura dentro do escritório: a comunicação remota, quando bem planejada e implementada, acaba com a necessidade de grandes salas de reunião e equipamentos complexos de projeção.

Uma das maiores tendências para o mercado no futuro é a flexibilidade de capital através da economia em infraestrutura e investimento em SaaS. A aposta nas videoconferências e outras ferramentas especializadas pode ser o primeiro passo para garantir uma empresa mais leve e móvel. 

Facilita o alinhamento de estratégias

Por último, é interessante pensar no ganho estratégico que a TI pode trazer para o negócio quando adota uma solução de comunicação remota. Muito da demora em aproveitar oportunidades no mercado vem do conflito de informações, ou até do desencontro das pessoas responsáveis por tomarem as decisões necessárias para uma mudança de planejamento.

Essa tecnologia elimina o ruído na interação de diretores, funcionários e colaboradores. A comunicação é instantânea e descentralizada. A otimização nesse caso é um ganho de produtividade, de economia de tempo e dinheiro, além de acabar com as correntes que engessam a capacidade de manobra da empresa para se posicionar melhor no mercado.

Ou seja, a comunicação remota não é apenas uma decisão prática, mas uma estratégia de desenvolvimento para aumentar o poder de transformação dentro de um negócio. Equipes alinhadas, com poder de comunicação instantânea e sem ruídos entre seus membros é a fórmula para uma empresa mais produtiva e preparada para o futuro.

E aí, gostou do artigo? Quer ficar por dentro de mais tecnologias para facilitar a comunicação entre os membros do seu time? Então curta agora a nossa página no Facebook para conhecer mais novidades!

Videoconferência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *