Afinal, como surgiram os serviços de videoconferência?

29 de maio de 2019

Não é difícil constatar as vantagens que os serviços de videoconferência trazem para empresas no mundo todo, independentemente do ramo de atuação. Mas você sabe como essa história começou?

Conhecer a origem das tecnologias que um gestor de TI implementa na operação de sua empresa ajuda a encontrar novas formas de utilizá-las na otimização de processos e redução de custos. Para te ajudar a ficar por dentro desses detalhes, contaremos aqui um pouco sobre a história das videoconferências:

História da videoconferência: aproximando pessoas

As raízes dessa tecnologia como a conhecemos hoje vêm de muito tempo, ainda antes do que a maioria das pessoas têm ideia. As primeiras pesquisas nesse sentido começaram há quase cem anos: alguns relatos datam da década de 1920, sendo que a primeira solução comercial foi apresentada nos anos de 1960 pela AT&T, nos Estados Unidos.

Mas é claro, as primeiras tentativas de comunicação por vídeo eram muito caras, pouco confiáveis e nunca chegaram a se popularizar. A maior barreira na época era a banda disponível para transferir dados pela linha de telefone, um sistema muito precário para uma tecnologia tão avançada.

Mesmo assim, várias interações continuaram a surgir no mercado, e a videoconferência se tornou uma possibilidade apenas muitos anos depois.

Serviços de videoconferência: transformando processos

Foi só no fim do século passado que uma tecnologia nova para conexão de terminais e transferência de dados mudou a história das videoconferências. Se você pensou na internet, acertou!

Com a popularização da rede de computadores, empresas de telefonia e operadoras passaram a oferecer conexões cada vez mais velozes, tornando-se a primeira plataforma viável para transmissão de vídeo em larga escala.

Mas quem adotou primeiro a tecnologia? É claro que foi o mundo corporativo. A possibilidade de fazer reuniões, seminários e encontros sem ter todos os participantes no mesmo lugar transformou para sempre processos e tomadas de decisões dentro das empresas.

Implementação da tecnologia: reduzindo custos e distâncias

Hoje, os serviços de videoconferência são bastante comuns. As primeiras grandes soluções, como o Skype, desempenharam bem o seu papel de popularização da tecnologia, mas a simples ligação ponto a ponto já está muito limitada para acompanhar os avanços  mercado.

A tendência atual — e para o futuro — está nos serviços mais robustos e completos, que oferecem vantagens além da transmissão de vídeo, como a automação de processos durante a reunião, ferramentas de apresentação e colaboração, além de redução de custos. Esta é a maior vantagem que o mundo corporativo busca na adoção da tecnologia, principalmente em empresas que lidam com o setor público, no qual o orçamento é bastante limitado e processos muito burocráticos.

Os serviços de videoconferência se popularizaram por trazer economia, tanto no deslocamento e hospedagem de pessoas para reuniões quanto na centralização de processos em um só sistema, além da redução de gastos de energia.

Ou seja, esse é um investimento de retorno imediato por simplificar processos e agilizar a operação, simplesmente porque coloca pessoas frente a frente, não importando em que lugar do mundo elas estejam.

Gostou de saber mais sobre como surgiram os serviços de videoconferência? Então compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e marque aqueles amigos aficionados por tecnologia!

img
Lizi da Pleimec
Assistente de TI

Solicite seu orçamento agora.

Nossa equipe de venda entrará em contato com você.

Entre em Contato
WhatsApp Web Button WhatsApp Web Button