27/03/2018

5 vantagens do uso de videoconferência para trabalhadores remotos

5-vantagens-do-uso-de-videoconferencia-para-trabalhadores-remotos.jpeg

O que a sua empresa faz para manter-se competitiva? No cenário atual, é importante que negócios possam flexibilizar rotinas e economizar recursos. Assim, torna-se mais fácil atender a demandas externas e criar serviços de maior qualidade.

Nesse sentido, entre as escolhas feitas por muitos negócios estão a adoção do trabalho remoto e o investimento em aplicações de videoconferência. Se você quer saber quais as vantagens do uso de videoconferência e como os métodos de trabalho mais flexíveis podem tornar o seu negócio mais eficaz, não deixe de ler até o fim o nosso post de hoje!

Quais as vantagens do investimento em trabalho remoto?

As políticas de trabalho remoto foram adotadas no ambiente corporativo para reduzir custos, melhorar o fluxo laboral e maximizar a performance de empresas. Nessa modalidade, os profissionais podem atuar em casa, lanchonetes, cafeterias ou mesmo durante viagens corporativas como se estivessem no seu local tradicional de trabalho.

Para que isso seja possível, a empresa investe em uma série de tecnologias. Aplicativos de cloud computing, por exemplo, permitem que o negócio mantenha times integrados com o compartilhamento de dados mais ágil. Ao mesmo tempo, disponibilizando soluções na nuvem a companhia pode aumentar a performance dos seus times.

Aplicações de VPN dão ao profissional mais segurança, já os sistemas de videoconferência tornam a comunicação mais eficaz e dinâmica.

Integrada aos processos internos, as políticas de trabalho remoto mudam completamente o fluxo laboral da empresa. Profissionais terão maior engajamento no seu dia a dia, e isso vai gerar mais produtividade e pode reduzir o tempo de resposta para as demandas do mercado.

Junto a isso, a empresa reduzirá custos. Não haverá a necessidade de deslocar profissionais para reuniões, participação em rotinas de trabalho ou execução de projetos. Assim, gastos relacionados a deslocamento de times caem para zero.

Somados, esses fatores fazem do regime de trabalho remoto um investimento estratégico. Empresas que investem nessa política podem tornar o seu dia a dia mais eficaz, dinâmico e flexível. Além disso, é possível melhorar o trabalho e gerar mais engajamento diariamente para a companhia. 

5 vantagens do uso de videoconferência em regimes de home office

O investimento em ferramentas de videoconferência é necessário quando o negócio possui profissionais atuando remotamente, pois são elas que mantêm os times mais integrados. Além disso, custos são reduzidos, dando mais competitividade para o empreendimento. Entre as principais vantagens do uso de videoconferência, destacamos:

1. Aumento da produtividade

Quando o profissional atua de forma remota, a sua produtividade tende a crescer. O cansaço que é gerado pelo deslocamento ao local de trabalho é eliminado, assim, o profissional tem a possibilidade de descansar mais e sente mais motivação para trabalhar.

Além de favorecer a produtividade, o uso de uma ferramenta de videoconferência mantém os times integrados mesmo que os seus profissionais não estejam no mesmo local. Dessa forma, o empreendimento terá mais capacidade de manter-se com alta performance.

2. Redução de custos

Reduzir custos operacionais é uma necessidade de toda empresa. E, ao unir o uso de ferramentas de videoconferência com o trabalho remoto, a companhia terá muito mais capacidade de diminuir a quantidade de recursos necessários para manter-se operacional.

Por meio dessa aplicação, o negócio conseguirá diminuir a necessidade de profissionais deslocarem-se para participarem de várias atividades. Assim, os gastos com transportes de times diminuem gradativamente.

3. Melhora da qualidade do trabalho

Todas as empresas buscam ter um time de profissionais engajados, e uma das formas de obter isso é investindo em aplicações que criem um ambiente de trabalho de alta qualidade, afinal, quando uma pessoa possui as ferramentas certas, ela tem mais incentivos para trabalhar com qualidade.

Nesse sentido, uma das vantagens do uso da videoconferência em rotinas de trabalho remoto é a possibilidade de manter profissionais mais motivados. A troca de informações será mais intensa, permitindo que os profissionais possam executar as suas atividades da melhor forma possível. Conflitos e erros são evitados com maior frequência, o que também favorece a qualidade do trabalho.

4. Otimização do tempo para executar rotinas

Conseguir executar rotinas com agilidade é algo que toda empresa busca. Quando o negócio consegue trabalhar com alta performance, a sua competitividade é maximizada. Independentemente do que ocorrer, a empresa terá capacidade de atender a demandas de clientes e parceiros comerciais rapidamente.

Nesse sentido, uma das vantagens do uso de videoconferência é a manutenção de um fluxo de trabalho ágil. Sempre que dúvidas aparecerem, os profissionais remotos poderão entrar em contato com os times na matriz para solucioná-las rapidamente.

Além disso, o tempo necessário para definir estratégias ou comunicar mudanças torna-se menor. Não haverá a necessidade de deslocar profissionais para executar reuniões em projetos internos. Como consequência, o negócio consegue manter-se mais ágil e preciso.

5. Maior troca de dados com clientes

Empresas que prestam serviços precisam manter-se em contato constante com os seus consumidores. E, para que isso seja possível, é fundamental possuir as soluções necessárias para criar um fluxo de comunicação ágil e preciso. Assim, erros são evitados e os parceiros comerciais são fidelizados com mais facilidade.

Nesse sentido, uma das vantagens da videoconferência é a possibilidade de manter um contato constante com os seus consumidores independentemente do local em que os seus profissionais se encontrem. Reuniões de planejamento ou para oferta de produtos serão realizadas facilmente, dando ao negócio a capacidade de manter-se mais competitivo frente aos seus concorrentes.

Como se pode ver pelas vantagens do uso de videoconferência apresentadas neste texto, a adoção de soluções de comunicação remota integradas ao home office no dia a dia da empresa dá ao empreendimento mais capacidade de atender a demandas externas e criar serviços de qualidade.

Os times conseguem ter uma rotina flexível e integrada, que permite a execução de processos de maneira inovadora. E com essa comunicação contínua, os riscos são reduzidos, tornando os serviços do negócio mais competitivos e eficazes.

Gostou da nossa lista sobre as vantagens do uso de videoconferência e quer adotar essa ferramenta no seu negócio? Então entre em contato com a gente! Você pode nos ligar no número (81) 3459-8000 ou escrever uma mensagem por meio do formulário disponível em nosso site.

Aplicativo da Semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *