23/10/2018

Principais diferenças entre a videoconferência profissional e a “amadora”

Videoconferencia profissional e amadora

Não é novidade que a tecnologia da informação tem mudado a dinâmica e produtividade nas organizações. Com a videoconferência não poderia ser diferente. A ferramenta tem agregado cada vez mais ao mercado, principalmente por ser útil em qualquer departamento ou ramo de atividade. Se você é o tipo de pessoa que prefere usar uma plataforma gratuita da internet para videoconferência, significa que você não conhece ou nunca utilizou a profissional. Por isso, vamos falar sobre as principais diferenças entre as duas.

Qualidade das chamadas

As videoconferências profissionais costumam consumir 50% menos de banda de internet durante uma chamada.

Acredite se quiser, mas a videoconferência profissional faz uma chamada em alta definição usando 512kbps, menos de 1mega para uma chamada com ótimo desempenho.

No caso da Polycom, foi desenvolvida uma tecnologia chamada LPR nos seus sistemas, para a redução de perda de pacote durante a chamada, ou seja, além de consumir menos do seu link de internet ainda auxilia na perda de pacote.

Mesmo que você consiga utilizar bem a videoconferência gratuita, em algum momento ela vai te trair, atrapalhando a qualidade de chamada, seja travando, atrasando ou não funcionando mesmo.

Interoperabilidade

Sistemas gratuitos só conversam entre si, utilizando protocolos proprietários, limitando assim utilização pelos usuários.

Plataformas de videoconferência profissionais utilizam protocolos padrões de videoconferência definidos segundo a norma de telecomunicações H.323 e SIP.

Desta forma, os sistemas profissionais existentes no mercado falam entre si, em qualquer local sem restrição de fabricante ou modelo de sistema que esteja utilizando, desde que esta não tenha seu próprio padrão.

A Polycom tem buscado cada vez mais uma maior interoperabilidade entre as plataformas de vídeo, hoje já sendo possível se conectar com outros sistemas, e até de forma nativa com o S4b.

Maiores opções de equipamentos e serviços

As videoconferências profissionais possuem várias plataformas diferentes para acesso as chamadas. Você pode utilizar seu computador via browser ou aplicativo, smartphone, tablets, e os próprios equipamentos de videoconferência.

Os sistemas profissionais possuem vários recursos que melhoram a experiencia do usuário, diferenças que podem garantir uma melhor produtividade e aproveitamento das reuniões.

Alguns dos recursos que podemos citar são: cancelamento de eco, detecção de ruído, câmeras de alta resolução, microfones 360º e também acessórios para foco automático do orador da chamada.

No caso da Polycom existem várias opções de equipamentos, para salas de pequeno porte para até grandes auditórios.

Usando os sistemas amadores, o máximo que você vai poder melhorar na sua chamada é a qualidade de áudio e vídeo utilizando webcams e outros acessórios para o computador.

Segurança

As videoconferências profissionais fazem chamadas com métodos de criptografia que garantem uma comunicação segura.

Aplicações gratuitas não possuem esse recurso, não criptografam as chamadas, o que não pode te garantir que sua conversa esteja segura.

Isso é um dos fatores mais importantes dentre as diferenças, principalmente se estamos falando de informações sigilosas que a sua empresa não deseja que terceiros tenham acesso, como reuniões estratégicas por exemplo.

No caso da administração pública, principalmente nos setores da justiça, essa deve ser a característica principal na escolha da videoconferência.

Você pode utilizar sua rede interna para as chamadas de videoconferência, não precisa da internet publica para faze-las, impedindo intrusões, já que pessoas fora da rede não conseguem ver que está acontecendo uma chamada, diferente das plataformas amadoras.

Suporte especializado

A quem você pode recorrer quando a sua chamada por videoconferência gratuita não funcionar? Você não tem um serviço de atendimento para te socorrer e te ajudar a iniciar ou reiniciar a chamada.

A sua reunião simplesmente não vai acontecer, na solução gratuita você não tem nenhuma garantia de bom funcionamento, o que você pode fazer é buscar uma outra solução gratuita para o momento, que pode também não funcionar, incluindo pelos motivos anteriores.

As plataformas profissionais garantem que você vai ter alguém para te socorrer quando a chamada não funcionar, você pode ter a fabricante e também as empresas aptas a fornecer o atendimento técnico necessário.

No nosso caso, você pode ter suporte especializado da Pleimec por um custo mínimo mensal. Garantindo que as suas videoconferências aconteçam e que os problemas que você possa vir a ter sejam resolvidos por profissionais capacitados que não vão te deixar na mão.

Curiosidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *