Por que a videoconferência é perfeita para vendas? Descubra aqui

Em algum momento você já parou pra pensar se a comunicação com seu cliente é realmente efetiva? Se os gastos que você tem com o deslocamento da equipe de vendas tem dado retorno proporcional? Ou pelo menos se tem sido bem aproveitado? Enfim, se seu retorno estiver compatível com os seus custos ou com as suas metas, tudo bem. Porém, você tem como fazer muito mais, com muito mais produtividade e aproveitamento do tempo dos seus colaboradores.  Quer saber como? Leia este texto.

1. Diminuição de gastos 

Antes de tudo, você precisa fazer as contas! Leve em consideração os custos que a sua equipe de vendas tem com deslocamento, alimentação e horas improdutivas e o quão efetivas essas visitas externas estão sendo.

Se você viaja bem mais do que converte clientes, chega a hora de repensar seus métodos. Óbvio que algumas vezes vai ser necessário visitar um cliente e conhece-lo pessoalmente, mas para isso, o retorno tem que ser, pelo menos, proporcional.

3. Videoconferência é melhor para a comunicação com o cliente

Às vezes o ideal é se desvincular dos meios mais comuns. Vender por telefone, dependendo do seu ramo, pode ser uma boa ideia, mas nada como olhar para o seu cliente e criar a ligação perfeita para o encantamento.

A videoconferência dá a oportunidade de humanizar as conversas e aproximar a equipe de vendas do seu consumidor, afinal, é isso que as pessoas buscam.

O melhor da videoconferência, é que as pessoas aumentam a conexão e conseguem perceber as emoções e reações durante a conversa, fazendo assim com que o contato por videoconferência seja bem mais pessoal.

3. Reforço e fortalecimento da relação com o cliente

A grande vantagem da videoconferência é a aproximação das pessoas. Sua equipe fica bem mais livre para usar todo o seu talento, inclusive com rapport e outras técnicas de comunicação, já que faz toda diferença para criar a conexão com seu cliente.

4. Fluxo de atendimento mais rápido

Vamos pensar numa situação do cotidiano. Você recebe seu lead pelo marketing ou uma indicação de uma possível oportunidade de fechamento de negócio.

Obviamente seu primeiro contato é por telefone, mas para que o negócio seja fechado, um contato maior é necessário, principalmente se seu produto ou serviço precisar de uma conversa para aumento de confiança (quando seu produto é bem específico ou tem valor aquisitivo mais alto).

Por videoconferência, você pode enviar um convite para a reunião e iniciá-la imediatamente. Pense em você como cliente, o quanto isso seria satisfatório ou como a impressão que essa atitude te deixaria feliz.

5. Facilidade no pós-venda

A videoconferência pode ajudar até depois da venda efetuada, como por exemplos com treinamentos, testes, instalações e mais vendas.

6. Boa impressão

As pessoas compram de quem resolve seus problemas, de quem as atende bem e das empresas que dão boa impressão, concorda?

Mesmo a videoconferência sendo uma ferramenta amplamente utilizada dentro das organizações, nem todos os clientes estão tão adaptados ao o uso da tecnologia, então vamos imaginar a seguinte situação:

Um cliente de outro município liga para a sua empresa querendo saber mais sobre seu produto, sua equipe comercial faz o atendimento inicial, porém o contato está sendo muito bom, o cliente se identificou com a empresa e seu inside sales tem grandes chances de fechar o negócio.  

Sem videoconferência, você precisa encontrar uma data na agenda para visitar o cliente para então passar para a fase de cotação de custos e etc...

Porém, com a videoconferência o cenário seria diferente! Você pode continuar imediatamente com o atendimento. Basta enviar um convite, dar as indicações de como usar a ferramenta e continuar a conversa.

Essa atitude com certeza deixará uma boa impressão com o seu mais novo candidato a cliente, e ainda pode fechar negócio bem mais rápido.

7. Sem necessidade de loja física

Sim, com a videoconferência você precisa manter apenas o estoque e um escritório para manter contato com seu cliente.

São muitas as vantagens que a videoconferência proporciona no setor de vendas, no entanto as vantagens vão muito além disso. Você pode usar a ferramenta para muitas outras coisas no seu negócio. Além de ser muito versátil, a videoconferência traz mais produtividade e facilidade para o dia a dia das organizações.

Videoconferência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *