22/02/2018

Videoconferência na nuvem: o que sua empresa está perdendo

videoconferencia-na-nuvem-o-que-sua-empresa-esta-perdendo.jpeg

Cloud computing, ou computação em nuvem, é um termo bastante difundido quando se trata de tecnologia da informação. Suas vantagens também são conhecidas, bem como uma variedade de recursos associados a essa nuance tecnológica.

A videoconferência na nuvem, por sua vez, mesmo usando os principais recursos da cloud computing, é uma vertente ainda pouco comentada do assunto. Não obstante, proporciona benefícios extremamente palpáveis e substanciais para as organizações de forma geral, em especial na redução de custos e confiabilidade da solução.

Neste artigo, veremos o que é, de fato, a videoconferência na nuvem e quais são as principais vantagens que as empresas podem angariar com a utilização dessa tecnologia. Continue conosco e boa leitura!

O que é videoconferência na nuvem?

Em função principalmente de questões de (falta de) mobilidade, é comum que cada vez mais profissionais de diversas áreas passem a atuar em locais longe de suas estações de trabalho tradicionais. Não é à toa, por exemplo, que o modelo de trabalho na modalidade home office vem sendo amplamente discutido e implementado em todos os setores.

Nesse contexto, a utilização de videoconferência pode resolver uma série de problemas relacionados à impossibilidade de reunir fisicamente, no mesmo ambiente, os participantes de determinado encontro ou reunião de trabalho. Isso proporciona agilidade na resolução de problemas diversos, bem como a otimização dos recursos disponíveis.

Assim, em linhas gerais, a videoconferência na nuvem tem as mesmas características da conferência tradicional — com a diferença de que reduz a necessidade de investimento, a partir do momento em que faz uso de recursos compartilhados entre os utilizadores.

Com isso, o trabalho “pesado” é realizado por servidores especialmente configurados para esse fim, eliminando a necessidade de instalação, configuração e manutenção de softwares e equipamentos de forma local, com mão de obra especialmente contratada para executar tal função.

Quais são as principais vantagens da videoconferência na nuvem?

Grosso modo, realizar videoconferências na nuvem em substituição ao modelo tradicional proporciona os benefícios gerais de utilização dos recursos de cloud computing. Vejamos então, em mais detalhes, os principais deles:

Redução de custos

Essa é, provavelmente, uma das vantagens mais óbvias da utilização de serviços na nuvem, incluindo o sistema de videoconferência.

Primeiramente, porque o modelo elimina a necessidade de investimento em hardware especializado e de ponta, uma vez que essa responsabilidade passa a ser do provedor do serviço. Adicionalmente, também não é mais preciso gastar com manutenção e atualização do parque tecnológico, pelo mesmo motivo.

Tudo isso implica, naturalmente e de forma complementar, na redução dos gastos com energia elétrica, refrigeração a até mesmo vigilância.

Depois, a economia não se resume às máquinas, mas também ao software responsável pela gestão e controle do processo de videoconferência. Além de não precisar adquiri-las diretamente, o custo de sua utilização ao contratar com o provedor de serviços cloud tende a ser menor, em função do ganho de escala que esses fornecedores conseguem na negociação com os fabricantes.

E o mesmo raciocínio é válido tanto para contratação se sistemas e serviços quanto para equipamentos.

Flexibilidade e escalabilidade

Essa é uma característica muito interessante dos serviços na nuvem, e que tem atraído cada vez mais gestores e organizações. As soluções cloud são, por definição, escaláveis. Isso significa que se ajustam às necessidades do usuário a cada momento.

Em termos práticos, esse traço elimina a dúvida entre adquirir equipamento e software muito superior ao que precisa atualmente, pensando em uma possível demanda futura, e ter, assim, recursos ociosos que podem até nunca ser utilizados na totalidade.

De forma análoga, também não se corre o risco de subdimensionar a estrutura e não conseguir responder de forma adequada. Além disso, na nuvem as necessidades sazonais são atendidas de pronto e com os recursos na medida exata.

Aumentos repentinos de demanda são cobertos por um acréscimo na estrutura oferecida, assim como o contrário pode acontecer. Tudo de forma transparente e sem qualquer inconveniente para o negócio.

Alta disponibilidade

Esqueça a frustração de perder a comunicação no meio de uma videoconferência importante em função de falhas na infraestrutura disponível. Como oferecem por padrão redundância de hardware e software, além de pessoal especializado e dedicado integralmente ao serviço, os provedores conseguem uma taxa de disponibilidade do serviço muito próxima dos 100%.

Uma vez que o cumprimento desse percentual é exigido por questões contratuais — e, mais que isso, impacta na reputação das empresas —, é natural que os fornecedores invistam pesado em recursos e tecnologia para garantir o melhor serviço.

Isso representa, para a empresa que faz uso da videoconferência, a certeza de ter o recurso sempre disponível e com alto grau de confiabilidade.

Acessibilidade

Como faz uso de compartilhamento, o modelo na nuvem dilui o investimento entre os contratantes do serviço. Isso permite o acesso aos mais modernos mecanismos mesmo por pequenas e médias empresas, que de outra forma não teriam condição de mobilizar o montante necessário para utilizar recursos de tamanha envergadura.

Conforme já explicado, cada organização pode utilizar somente o que entender necessário da estrutura, o que torna o sistema acessível para um número maior de empresas.

Trata-se, portanto, de um padrão que permite a disseminação e democratização dos recursos tecnológicos, podemos assim dizer.

Retorno do investimento

Esse é um benefício diretamente relacionado com a economia proporcionada pela opção pela solução de videoconferência na nuvem. Em comparação com o modelo tradicional, o retorno obtido aqui é substancialmente mais rápido e elevado.

Além disso, entretanto, está o fato de que o gestor e seu corpo de colaboradores poderão se dedicar exclusivamente ao negócio, sem a preocupação com aquisição, gerenciamento e manutenção de ativos de tecnologia da informação.

Enfim, a videoconferência na nuvem é um recurso que já está disponível para utilização por empresas de qualquer porte e segmento.

Com um investimento relativamente baixo, é possível ter à disposição uma estrutura de comunicação de ponta, facilitando o contato e troca de informações entre os colaboradores, onde quer que se encontrem.

Então, gostou deste artigo? Agora que entendeu o conceito de videoconferência na nuvem e os benefícios que esse recurso pode proporcionar para sua empresa, que tal assinar a nossa newsletter? Assim você fica sempre bem informado sobre as melhores soluções em tecnologia e videoconferência!

Videoconferência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *