30/03/2016

Porque sua organização deve investir em tecnologia?

Tecnologia

Em tempos de crise, as empresas precisam otimizar suas estratégias para alcançar melhores resultados, reduzir custos operacionais e continuarem competitivas no mercado. Nesse contexto, uma solução eficiente para atingir esses objetivos é o investimento em tecnologia.

Entre os diversos benefícios proporcionados pela tecnologia, destaca-se sua capacidade de impactar todos os setores do empreendimento, facilitando, em longo prazo, a manutenção de uma rotina de alta performance e inovação.

Além disso, o investimento em tecnologia facilita o acesso a novas ferramentas que garantem à empresa a capacidade de reformular a sua estratégia para atender a demandas do mercado. Quer conferir essas vantagens de perto? Então veja os motivos para a sua organização investir em tecnologia:

Afinal, por que investir em Tecnologia da Informação?

Hoje, embora não seja novidade o fato de que a tecnologia proporciona vantagens na gestão de diferentes organizações, ainda há muitos questionamentos sobre a viabilidade dos investimentos nesse setor, e um dos principais problemas é a visão da tecnologia como um luxo ou desperdício de recursos.

Geralmente, essa ideia vem de uma experiência em que os recursos de determinada solução não são utilizados em sua totalidade, o que acaba gerando a dúvida sobre a eficiência e necessidade do investimento.

Por esse motivo, é importante que o gestor de TI tenha em mente que, durante o processo de decisão sobre investimentos tecnológicos, é preciso avaliar não somente se esta ou aquela tecnologia proporciona melhor valor agregado, mas sim as vantagens dessa ferramenta sobre a organização como um todo.

Nesse sentido, podemos destacar algumas orientações para guiar os Chief Information Office (CIOs) e profissionais de áreas afins, como:

  • controlar os gastos para sabendo onde cada centavo vai parar;
  • promover a padronização das atividades e operações, facilitando os processos de implementação e gestão;
  • fazer o planejamento de todas as etapas necessárias ao investimento, como cronograma de aquisição, implantação e pagamentos;
  • estabelecer objetivos claros e mensuráveis, permitindo acompanhamento dos resultados financeiros e pessoais nas diversas etapas planejadas;
  • alinhar os objetivos estratégicos aos investimentos tecnológicos;
  • terceirizar as atividades sem valor agregado ao negócio, incluindo a gestão do hardware, do software, dos bancos de dados e do pessoal.

Juntas, essas medidas reduzem as chances do negócio não conseguir aplicar corretamente os seus recursos. Consequentemente, a empresa manterá um processo estratégico de investimentos, escolhendo aqueles que melhor se adaptam aos objetivos de médio e longo prazo da corporação.

Além disso, a integração da solução ao ambiente interno será mais rápida, e a frequência com que possíveis erros ocorram durante a implementação dos novos serviços será menor. Isso permite que os profissionais consigam se adaptar aos novos processos de trabalho com agilidade e segurança, melhorando o desempenho das equipes e da empresa como um todo.

Quais são os benefícios do investimento em tecnologia?

Quando bem empregada, as soluções tecnológicas em TI conseguem impactar diretamente diferentes áreas de uma empresa. A utilização de sistemas inteligentes vai muito além da geração de economia: a tecnologia traz resultados perceptíveis tanto na vida de quem trabalha internamente no negócio quanto para aqueles que consomem determinando produto ou serviço.

Veja a seguir alguns dos principais benefícios resultantes do investimento em tecnologia.

Ampliação de mobilidade

Um dos principais benefícios da tecnologia é a sua capacidade de otimizar processos e aumentar a mobilidade operacional do empreendimento. Gestores de TI podem implementar soluções de computação na nuvem para aumentar a mobilidade de todos os profissionais e flexibilizar os processos internos, por exemplo.

Isso será um fator estratégico para o empreendimento, pois a empresa conseguirá prestar os seus serviços em vários locais com alta qualidade. Além disso, a adoção de ferramentas de cloud computing permite que regimes de trabalho mais flexíveis possam ser praticados — como os de home office e o BYOD — tendo em vista que os recursos estarão disponíveis em qualquer local com acesso à internet.

Atendimento ao consumidor mais direcionado

A tecnologia também aumenta a eficácia das estratégias de atendimento ao consumidor. Investindo em um CRM, a empresa terá uma solução de acesso centralizado aos dados dos seus clientes e parceiros comerciais.

Durante o tratamento de uma chamada, o atendimento conseguirá verificar todo o histórico do consumidor com o negócio. Por meio desses dados, ele será capaz de melhorar o direcionamento do seu atendimento, escolhendo a melhor forma de solucionar o problema ou apresentar as informações solicitadas.

Agregação de valor e performance

Ao investir em tecnologia, uma empresa estará também melhorando a forma com que é percebida por seus clientes, afinal, tecnologia e inovação são conceitos que caminham juntos.

Veja, por exemplo, a contribuição das novas tecnologias para a melhoria no atendimento e prestação de serviços dos órgãos públicos. Atividades que antes eram sinônimo de burocracia e esperas intermináveis, hoje já conseguem passar ao consumidor a impressão de organização e tranquilidade, trazendo um impacto positivo na vida de diversas pessoas.

Redução de custos operacionais

Seria grande pretensão dizer que o crescimento é exclusivo das aplicações em TI, porém, sua notável parcela de vantagens é um fato que não pode ser ignorado. Uma solução de eficiência energética, por exemplo, traz grandes reduções nas despesas elétricas da empresa, aumentando o seu capital para investimento em outros setores da empresa.

solução de videoconferência diminui consideravelmente os custos de diversas organizações com viagem, aumentado sua produtividade. Reuniões serão realizadas sem que os participantes tenham que estar no local, diminuindo os custos envolvidos na comunicação entre pessoas.

Ao mesmo tempo, aplicativos de computação na nuvem reduzem custos operacionais. A empresa passa a pagar apenas pelos recursos contratados, dando mais flexibilidade para o empreendimento planejar o seu futuro e aumentar o custo benefício das suas aplicações. Além disso, sempre que necessário, a infraestrutura de serviços será modificada rapidamente.

A realidade é que em um mercado com tantas demandas, aqueles que conseguem soluções eficientes e respostas rápidas, prevalecem. Portanto, é crucial que o negócio crie mecanismos para atuar com alta eficiência e agilidade através do investimento inteligente em tecnologia.

Verificando as metas de médio e longo prazo, o gestor poderá avaliar as melhores aplicações para a companhia. A escolha de serviços e sistemas será feita de forma inteligente, permitindo uma integração profunda da solução na rotina interna. Como consequência, os resultados serão ampliados ao máximo.

Gostou do nosso post e quer ficar por dentro de outras novidades sobre investimento em tecnologia? Siga os nosso perfis no LinkedIn e no Facebook e acompanhe tudo que postamos em primeira mão!

Tecnologia