28/09/2017

O que é telepresença imersiva e quais seus benefícios?

o-que-e-telepresenca-imersiva-e-quais-seus-beneficios.jpeg

A internet tem mudado consideravelmente a forma como nos comunicamos, e esse processo ainda não acabou. Você já ouviu falar em telepresença imersiva? Mais do que uma simples videoconferência, a telepresença imersiva visa otimizar e potencializar a comunicação por áudio e vídeo em tempo real, resolvendo uma série de problemas comumente reclamados pelos usuários.

Além disso, a experiência proporcionada é amplamente melhorada, dando a impressão de que todos os participantes da transmissão estejam no mesmo ambiente ao mesmo tempo.

Se interessou? Então descubra a agora o que é telepresença imersiva, como ela funciona e quais as vantagens que ela pode proporcionar aos negócios!

O que é telepresença imersiva?

A telepresença imersiva é um conjunto bem integrado de tecnologias e recursos de áudio, vídeo e de rede. Com a iluminação adequada, decoração dos ambientes e posicionamento das câmeras, ela oferece uma experiência de comunicação em tempo real e com alto grau de definição. Mas o que isso significa?

Trata-se simplesmente da evolução da videoconferência. Com a telepresença imersiva, temos uma experiência de contato humano via internet muito melhorada. Isso porque ela oferece as condições necessárias para que os usuários conectados se sintam realmente diante das pessoas com quem estão falando.

Qual é o objetivo da telepresença imersiva?

Você provavelmente já enfrentou uma situação em que não conseguia ouvir ou enxergar bem a pessoa com que estava se comunicando via videoconferência, certo? Isso é muito comum devido a utilização de equipamentos com baixa qualidade, uma conexão de rede inapropriada, uma iluminação e layout do ambiente desfavorável, mal posicionamento dos equipamentos e usuários, etc.

No entanto, a telepresença imersiva chega para resolver esses problemas e proporcionar um método de comunicação onde todos esses requisitos são levados em conta para gerar uma experiência incrível aos usuários conectados.

Para ser mais específico, a solução visa entregar as pessoas de diferentes regiões conectadas online uma comunicação “face-to-face” (cara a cara) como se estivessem realmente dividindo o mesmo ambiente. O objetivo é reproduzir as melhores características da interação humana direta no processo. Além disso, a telepresença imersiva deve oferecer uma experiência de colaboração interoperável, consistente, previsível e confiável.

Ou seja: estamos falando de uma solução mais completa para proporcionar um método de comunicação com a máxima qualidade possível. Isso torna a telepresença imersiva indispensável para as empresas que utilizam a videoconferência como ferramenta de negócios.

Como funciona a telepresença imersiva?

Para ter uma telepresença imersiva no negócio, o suporte de TI deverá colaborar diretamente e intensamente para criar um cenário favorável. Isso inclui a instalação de câmeras e monitores com alta capacidade de resolução de vídeo, microfones e caixas de som com boa definição de áudio e preparação dos ambientes para que todos os usuários pareçam estar no mesmo lugar.

A ideia é que as salas utilizadas pelas pessoas sejam idênticas em iluminação, decoração e posicionamento da câmera para gerar a sensação de que todos compartilham do mesmo ambiente ao mesmo tempo. Com a ajuda dos equipamentos certos, a experiência de contato e a comunicação são melhoradas de forma expressiva.

Quais são os benefícios da telepresença imersiva?

Melhora a comunicação em reuniões e treinamentos online

A solução permite que todos os participantes compartilhem ideias, façam apresentações e ilustrem imagens com a experiência de um encontro presencial, ajudando a resolver problemas complexos que seriam difíceis de solucionar por conversas telefônicas ou e-mails. Também ajuda na conclusão mais rápida de projetos que exigem a avaliação de profissionais e gestores à distância.

No caso, dos treinamentos, o nível de participação e atenção dedicada aumenta, elevando o grau de aprendizado dos participantes.

Constrói uma vantagem competitiva sustentável

Como oferece a possibilidade de aplicar um treinamento de melhor qualidade aos colaboradores e gestores, traduções simultâneas, consultoria à distância e solução de problemas com maior rapidez, a telepresença imersiva contribui fortemente para a construção de uma vantagem competitiva duradoura e com possibilidades de fortalecimento.

Isso também acontece por que a solução melhora a capacidade de tomada de decisão dos gestores e acelera o ciclo de pesquisa, desenvolvimento e lançamento de novos produtos e serviços no mercado.

E tem mais. Melhora e nutre as relações comerciais entre os membros do conselho, executivos, funcionários, clientes, fornecedores, acionistas, agentes governamentais, etc.

Aumenta e melhora a produtividade

A telepresença imersiva tem a capacidade de aumentar o engajamento dos participantes, assegurando uma melhor colaboração entre os funcionários, parceiros, fornecedores e clientes espalhados pelo mundo.

É altamente eficiente para a gestão e operação de projetos complexos e à distância, pois fornece a experiência de estar na mesma sala que todos os outros profissionais — a comunicação é tão clara quanto. Graças a forma como todos os equipamentos adequados e o layout do ambiente são estruturados.

Diminui os custos com locomoção

Vivendo em uma economia globalizada, viajar para visitar clientes e fornecedores em outros países e/ou em regiões distantes do mesmo país, sempre significou um requisito indispensável para aproveitar as novas oportunidades de mercado.

É claro que, sempre haverá momentos em que os encontros pessoais serão necessários, mas um percentual expressivo do número de viagens pode ser praticamente cortado, sendo substituídos pela telepresença imersiva. Isso deve gerar uma economia entre 50% e 80% do orçamento destinado as despesas com viagens de negócios.

Gera uma imagem positiva

A telepresença imersiva está enquadrada dentro da categoria “Green Technology” (tecnologia verde), já que elimina a necessidade de grande parte das viagens de negócios, reduzindo o volume de emissões de carbono (CO2) pelas companhias aéreas e pelos veículos terrestres.

Traduzindo ao pé da letra, é uma tecnologia que ajuda a diminuir substancialmente a poluição do ar e colabora para um ambiente mais ecologicamente correto. Dessa forma, uma organização que implementa a telepresença imersiva em seus processos de negócios passa a ser enxergada pelos sócios, acionistas, gestores, colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes, comunidade em que está inserida e governo como ambientalmente responsável.

A telepresença imersiva ainda é pouco utilizada nas empresas, mas a medida que as suas vantagens e benefícios forem sendo percebidas, cada vez mais gestores devem incorporar a solução aos negócios. Você tem, nesse momento, a oportunidade de sair na frente da concorrência e criar um diferencial competitivo forte.

E aí, gostou da novidade? Para continuar por dentro de outros assuntos como este, acompanhe nosso trabalho no Facebook e no LinkedIn!

Videoconferência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *