24/04/2018

Novos empregados preferem trabalho remoto ou presencial? Descubra!

novos-empregados-preferem-trabalho-remoto-ou-presencial-descubra.jpeg

A sua empresa já pensou em investir em um regime de trabalho remoto? Essa forma mais flexível de manter profissionais executando as suas rotinas têm ganhado força nos últimos anos. Os motivos para essa escolha envolvem uma série de fatores, como a redução de custos e o ganho de produtividade.

Quer saber mais sobre o tema e como a sua empresa pode buscar novas formas de atender a demandas de clientes por meio do trabalho remoto? Então veja o post abaixo!

Como o trabalho remoto está mudando a maneira como empresas estruturam as suas rotinas

Nos últimos anos, as rotinas de trabalho remoto tornaram-se comuns no ambiente corporativo. Empresas de várias áreas, com o apoio de novas tecnologias, flexibilizaram os seus processos e permitiram que os seus profissionais atuassem diretamente de casa.

E a tendência é que esta nova forma de trabalho cresça, pois, segundo uma pesquisa da empresa de tecnologia Citrix, até 2020, quase 90% das corporações trabalharão com rotinas de trabalho a distância. 

Para as empresas, isso gerou uma complexa mudança na cultura corporativa. Hoje, companhias precisam ter fluxos de trabalho que envolvem pessoas atuando em vários ambientes. Isso exige dos gestores mais capacidade para lidar com prazos, metas e avaliações de performance.

Além disso, a companhia deve fazer investimentos em novas tecnologias. Com isso, é necessário manter um ambiente de trabalho flexível, em que recursos se tornam mais acessíveis e disponibilizados em uma quantidade maior de ambientes. Dessa forma, todos poderão manter a sua performance mesmo longe do ambiente corporativo.

Principais benefícios de uma rotina de trabalho remoto

Ter uma rotina de trabalho remoto pode trazer vários benefícios para o negócio. A empresa terá um fluxo de trabalho mais ágil, flexível e com custos reduzidos, o que faz com que haja mais recursos para realizar novos investimentos e manter-se competitiva.

Outro ponto chave é o engajamento de profissionais. Sem a necessidade de se deslocarem para manterem a sua rotina operacional, todos os times terão mais motivação para entregar resultados. E isso causará uma melhora direta nos indicadores de produtividade e performance do empreendimento, o que trará como consequência, a criação de mais oportunidades de negócio.

Como estruturar processos de trabalho remoto com qualidade

A adoção de rotinas de trabalho remoto exige uma série de mudanças no dia a dia do negócio. A companhia precisa reestruturar as suas operações para evitar a criação de gargalos, quedas de performance e outros fatores que impactam negativamente nos seus resultados. E entre as principais medidas que podem ser tomadas para atingir esse objetivo, podemos destacar:

Otimize as rotinas da empresa

As rotinas da empresa também devem ser otimizadas caso o negócio pretenda manter uma rotina de trabalho remoto. Esse tipo de estratégia exige que o empreendimento molde as suas políticas, buscando maneiras inteligentes de conectar profissionais e eliminando processos desnecessários. Assim, a empresa pode dar mais agilidade para os seus profissionais na hora de solucionar demandas e, ao mesmo tempo, evitar que a distância do profissional do seu local de trabalho torne-se um problema.

Tenha a computação na nuvem como parceira estratégica

computação na nuvem é uma das principais tecnologias para empresas que procuram novas formas de trabalho, que sejam mais flexíveis e com alta mobilidade. Por meio dela, profissionais podem ter acesso aos seus principais sistemas com o apoio de uma conexão web: sistemas de gestão, aplicativos de escritório e outras soluções serão utilizadas com a mesma qualidade de ferramentas instaladas localmente, evitando problemas de performance.

Outro ponto importante é o compartilhamento de dados. Com o cloud storage, a empresa adquire um ambiente centralizado para enviar e receber informações. Assim, todos conseguirão trocar informações estratégicas com segurança e rapidez.

Escolha pessoas com perfil adequado para trabalharem remotamente

Para que a empresa possa manter uma rotina de trabalho remoto livre de riscos, é importante alocar profissionais com o perfil certo para essa maneira de atuar. Nesse caso, isso envolverá o trabalho de pessoas que conseguem lidar com demandas com alta flexibilidade e resolver problemas mesmo estando longe do seu time.

A capacidade de trabalhar com uma performance contínua mesmo quando longe de seus gestores também é um ponto importante. O profissional que atua nessa forma precisa ter autonomia para tomar decisões, ser capaz de programar-se sem grandes dificuldades e, ao mesmo tempo, evitar atrasos. Assim, a nova forma de trabalho não impactará na sua performance diária.

Defina métricas de performance e prazos claros

Um dos grandes desafios de quem possui times trabalhando em regimes mais flexíveis é manter todos os profissionais em um fluxo de trabalho de alta performance. E para atingir esse objetivo, é importante que a empresa tenha um conjunto de métricas e indicadores de performance bem estruturados.

Por meio das métricas, o gestor consegue acompanhar a evolução de todos os processos. Além disso, o rastreamento de falhas será mais ágil, reduzindo o impacto que problemas podem causar nos resultados da empresa.

Já um conjunto de prazos claros e precisos dá aos profissionais a capacidade de prepararem-se melhor para lidar com as demandas de trabalho da empresa. Dessa forma, mesmo quem atua em um regime de trabalho remoto poderá programar-se para ter uma rotina de alta performance, evitando atrasos.

Adote soluções de comunicação

comunicação será um ponto chave para que fluxos de trabalho remoto sejam mantidos com qualidade. Se a empresa não consegue manter times conectados e atuando de maneira estratégica, os problemas na cadeia operacional passarão a serem mais frequentes. Dessa forma, o empreendimento poderá ter uma queda de competitividade e dificuldades para atingir as suas metas.

Neste cenário, a empresa que pretende manter uma política de trabalho remota deve investir em soluções de comunicação modernas. Ferramentas de mensagens instantâneas para o ambiente empresarial, por exemplo, possuem mecanismos que permitem a profissionais trocarem dados com mais agilidade e precisão. Isso será feito com a integração nativa das soluções com outros serviços, como os de cloud storage, que facilita a troca de links e o envio de arquivos importantes.

Já as ferramentas de videoconferência aproximam pessoas e melhoram a capacidade de a empresa solucionar demandas. Reuniões, encontros com clientes e outros processos diários serão executados com mais agilidade. Com o trabalho remoto, a companhia reduzirá custos e evitará atrasos nos seus serviços

Gostou do nosso artigo? Então, saiba, também, como fazer a contratação de uma solução de videoconferência para órgão público!

Videoconferência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *