06/06/2018

Como criar uma cultura colaborativa com ajuda de videoconferências

como-criar-uma-cultura-colaborativa-com-ajuda-de-videoconferencias.jpeg

Se você não se sente encorajado a falar com os seus funcionários sobre os conflitos internos ou procurar saber quais são, sua empresa está precisando de ajuda. Esse é um sinal de que seu estabelecimento não oferece um ambiente saudável para os profissionais. O seu local necessita de momentos de trocas de ideias e experiências. Chamamos esse conjunto de ações de cultura colaborativa.

Quer saber mais sobre a cultura colaborativa? Então continue a leitura deste artigo. Vamos falar sobre como executar e explicar como a videoconferência vai contribuir para isso. Vamos lá?

Como ter cultura colaborativa?

Primeiramente, você precisa estar pronto para ouvir, assimilar e tratar os pontos críticos de forma mais objetiva possível. Assim, poderá debater com os seus colaboradores sobre as questões de melhoria e soluções de problemas. Isso não significa que você precisa fazer tudo que for pedido ou mudar radicalmente as coisas. Basta ter o senso crítico para avaliar as ideias que realmente vão agregar e aquelas que precisarão de adaptações.

Além de preparo e disposição, será preciso organizar momentos e circunstâncias para poder ouvir as equipes e gerenciar essas ideias. Veja a seguir alguns exemplos de ações para essa construção da cultura colaborativa.

Pesquisas de satisfação

Elas precisam ser aplicadas e o retorno é essencial. Exponha as estatísticas, os bons resultados e o que está sendo feito para reverter aqueles pontos que não foram bem-avaliados.

Reuniões de alinhamento

Promova, pelo menos uma vez ao ano, reuniões de alinhamento com as equipes. Esses seriam alinhamentos de expectativas: o quanto a empresa espera crescer; quais são as posturas que deseja de um profissional; e quais seriam os próximos passos, por exemplo.

Também aproveite o momento para ouvir dos colaboradores sobre suas expectativas e o que eles esperam da empresa, para poderem continuar se comprometendo com o resultado final.

Portas abertas

Estimule os funcionários a se relacionarem com a diretoria e gestores. Tenha sempre um momento para receber aqueles que querem expor suas opiniões. Esse ambiente vai fazer com que eles se sintam valorizados e capazes de promover mudanças positivas com suas sugestões.

Coaches

Identifique as pessoas certas para ajudar a instituir a cultura da empresa. Essa é uma forma de levar a todos essa construtividade. Essas pessoas serão tanto uma forma de levar a organização até o colaborador, quanto o inverso.

Ações interpessoais

Invista em ambientes aconchegantes, que promovam conforto para a discussão de ideias entre as equipes. Também é importante criar um sentimento de confiança entre os funcionários. Então, promova atividades que vão gerar mais relacionamento entre eles.

Ciclos de feedbacks

A visão dos gestores sobre o que está dando certo e o que não está é essencial. Então, promova ciclos de feedbacks com gestores e equipes e, também, deles para a diretoria. Dessa maneira, mantém-se o controle e ordem na construção de uma cultura colaborativa.

Qual a importância dessa cultura?

Se você ainda não a pratica, certamente seus funcionários têm muito a dizer sobre o que precisa ser melhorado e o que precisa ser construído. Então, criar uma cultura colaborativa é uma ação urgente para o seu negócio. Estabelecer esse ambiente de trabalho contribui significativamente para os pontos que citaremos abaixo. Confira!

Satisfação dos colaboradores

Os funcionários sentem-se mais satisfeitos, sabendo que a opinião deles é levada em consideração. Além disso, passam a considerar legítimas as regras internas, passando a entender e respeitar.

Melhoria de resultados

Com funcionários mais satisfeitos, os resultados serão impactados positivamente. Dessa forma, o trabalho é executado com mais zelo e os clientes sentem-se mais satisfeitos. Logo, mais fidelizações, clientes novos e melhor imagem da empresa.

Melhoria no clima

Colaborando, os funcionários se sentirão peças importantes. Eles construirão uma cultura juntos. Já que estarão satisfeitos, não haverá motivos para reclamações de corredor. Existirá mais respeito mútuo entre colaboradores e empresa.

Como a videoconferência auxilia?

A tecnologia chegou para ajudar. Use-a a seu favor! A videoconferência é um recurso audiovisual que permite agilizar a tomada de decisões em reuniões e também é importante para estabelecer a cultura colaborativa.

Quando esse recurso é bem utilizado, ele é capaz de promover grandes ganhos para o seu negócio. Desde redução de custos até a manutenção da identidade da empresa para os colaboradores.

Por meio desse recurso, é possível promover discussões, treinamentos e criatividade em conjunto, mesmo que todos não estejam no mesmo ambiente. Então, podemos considerar a videoconferência como facilitadora. Selecionamos alguns motivos que exemplificam bem as vantagens. Veja a seguir!

Aumenta o engajamento

Esse ponto serve, principalmente, para empresas que têm funcionários em filiais diferentes ou que fazem trabalhos externos. A videoconferência é importante para comunicar-se com todos.

Melhora treinamentos

A videoconferência proporciona ministrar treinamentos e reforçar alinhamentos com 100% da equipe, mesmo que você não esteja por perto. Os alunos poderão assistir e participar, o que aperfeiçoa o aprendizado.

Otimiza a comunicação interna

Melhora o relacionamento entre matrizes, filiais, home officers e todos os tipos de trabalho externo com acesso à internet. É uma forma de se comunicar de maneira bilateral, divulgar sua imagem e voz e ter o retorno do outro lado. Use a videoconferência para desenvolver essa comunicação e aproximar-se de todos.

Aprimora o trabalho de equipes remotas

É uma forma de as equipes remotas estarem alinhadas quanto a como fazer e como lidar com as situações. É bem útil para filiais e home offices. Assim, todos mantêm o mesmo ritmo e cultura das matrizes a partir desse relacionamento via videoconferência.

Moderniza a gestão de produtividade

As reuniões periódicas de acompanhamento de resultados terão uma nova cara e serão mais funcionais e modernas. Esses pontos de alinhamento garantem uma melhor gestão de produtividade porque estimulam os colaboradores a participarem efetivamente.

Agora sim, temos certeza de que você está preparado para começar a construção de uma cultura colaborativa na sua empresa! Não vai demorar para sentir todos os bons efeitos que a gente citou neste artigo.

Viu só como a cultura colaborativa está por toda parte? Podemos te ajudar ainda mais com conteúdo importante para a sua gestão! O caminho para não perder nada é curtir a nossa página do Facebook! Além de ver, você poderá participar com suas ideias nos comentários!

Videoconferência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *