Videoconferência

Videoconferência reduz as despesas com viagens da RM Engenharia em aproximadamente 50%

Cenário

Durante o ano de 2010, ano em que o Brasil sofreu com o reflexo da crise imobiliária de 2007 dos EUA, a RM Engenharia precisou reduzir custos e, na estratégia definida, a redução de custos com viagens era uma prioridade. Diminuir as despesas com as viagens de seus executivos e acelerar os processos de tomadas decisão foram dois fatores levaram a empresa RM Engenharia a investir em uma solução de videoconferência.

A Solução

Definida a prioridade, a RM Engenharia apostou na rede de videoconferência. Com 01 sala de videoconferência na matriz e cada uma de suas 17 filiais associadas ao recurso de multiponto com capacidade para comunicação em tempo real, a RM Engenharia conseguiu expressivas reduções nos custos relacionados a viagens.

O Resultado

Após a implantação da rede de videoconferência, a RM Engenharia percebeu que as viagens diminuíram em aproximadamente 50% com relação ao mês anterior à implantação.
Além de diminuir as despesas com viagem, a RM Engenharia obteve um aumento considerável na agilidade de seus processos, que muitas vezes, dependiam de reuniões por telefone ou até mesmo presenciais de seus executivos. Em muitos casos, essas decisões precisavam ser tomadas rapidamente por serem estratégicas para o desenvolvimento da empresa.

Além da Expectativa

Inicialmente, a RM Engenharia tinha como objetivo instaurar a solução de videoconferência para reduzir suas de despesas com deslocamento e hospedagem de seus executivos. Porém, a videoconferência se tornou uma ferramenta de trabalho essencial para toda a empresa, acelerando o processo de tomada de decisão e a comunicação em diversos processos, por exemplo, entrevistas de RH e reuniões com fornecedores e parceiros.

“A integração que a solução de videoconferência nos trouxe com colaboradores de outras filias foi realmente um grande diferencial. Hoje conseguimos transformar reuniões que anteriormente só aconteciam uma vez por mês, em reuniões semanais.” (Rafael F. Perelli, Coordenador TI | Gerência de Tecnologia da Informação da RM Infraesttrutura)