18/08/2017

8 dicas de como fazer um webinar de sucesso

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Toda empresa deve investir em estratégias para aumentar a sua presença online, reduzir custos e tornar-se mais flexível. E, nos últimos anos, com a busca por um ambiente de trabalho moderno e integrado e a necessidade de tornar serviços mais inteligentes, o investimento em tecnologias capazes de gerar competitividade tornou-se crucial.

Nesse sentido, muitas empresas têm usado webinars como forma de se diferenciar no mercado e otimizar as suas rotinas de treinamentos. Além de melhorar a forma como conteúdos são passados para equipes de várias localidades, a adoção de estratégias baseadas em webinars permite ao negócio alcançar melhores resultados nos seus processos de venda e cursos online.

Para saber como fazer um webinar é necessário começar do básico, ou seja, compreender que eles funcionam como treinamentos online, que podem ser feitos por transmissão ao vivo ou conteúdos gravados previamente, sendo a primeira opção a mais comum.

Além disso, é necessário ter uma visão completa sobre os seus objetivos como aumentar o público da empresa, educar o mercado ou inovar no formato de conteúdos ricos e educativos. Internamente, os webinars funcionam como um mecanismo para o negócio treinar os seus times e garantir que os processos sejam executados de maneira alinhada.

Pensando na importância desse novo formato de comunicação, trouxemos aqui as 8 principais dicas de como fazer um webinar de sucesso na sua empresa. Dessa forma, o negócio consegue evitar uma série de problemas e garantir o sucesso das suas abordagens. Confira abaixo as dicas que preparamos para você!

1. Faça o planejamento de conteúdo

O primeiro passo para aprender como fazer um webinar ter sucesso é determinar o assunto que você abordará. Tenha em mente que um treinamento deve ensinar algo valioso para algum grupo, de preferência um público que você quer conquistar.

Ter um conteúdo bem planejado garante que, ao final de cada webinar, o público se lembrará da sua marca e conhecerá o seu produto. Isso é algo crucial para o sucesso das estratégias da empresa e as chances de ela fidelizar pessoas.

Determine o conteúdo do seu webinar e os tópicos explorados, bem como o responsável por apresentá-lo. Essa pessoa deve ser preparada e treinada para que a sua transmissão ocorra dentro do prazo estipulado e para que o conteúdo seja claro e interessante.

Além disso, certifique-se de que a pessoa possui atração suficiente para o público selecionado. Dê preferência para alguém conhecido ou que possua um cargo ou carreira na área do tema. Isso trará mais confiabilidade para a mensagem do seu webinar e reduzirá as chances de o conteúdo não ser passado da melhor forma possível.

Muitas empresas escolhem diretores, gerentes ou, até mesmo, o dono da empresa para fazer esse tipo de conteúdo. Em geral, tais pessoas possuem um conhecimento amplo nos conteúdos e rotinas da sua área de trabalho, algo crucial para evitar erros e problemas.

2. Defina data e horário com antecedência

Agora, com o conteúdo definido, determine uma data e horário para realizá-lo. O ideal é ter, pelo menos, três semanas para divulgar e preparar de todo o conteúdo, treinar e revisar todos os pontos.

Caso você pretenda convidar participantes para o seu webinar, avalie a disponibilidade deles antes de determinar a data. Lembre-se de que o convite deve ser feito logo que o tema for escolhido, para avaliar disponibilidade e a melhor data e horário para a sua empresa, para o seu convidado e também para o público esperado.

A definição antecipada da data também é importante para o público-alvo do webinar. Quando a empresa tem uma data fixada antecipadamente, o público-alvo é ampliado ao máximo, uma vez que um número maior de pessoas poderá preparar-se para a exibição.

3. Invista na comunicação do seu webinar

Após definir a estratégia de conteúdo, é hora de preparar o material de divulgação e traçar um plano de alcance e engajamento para gerar participantes para o seu webinar. Use diferentes canais e formatos para atrair os seus participantes.

Use os meios em que o seu público está inserido, como redes sociais, seu site (call-to-action nas páginas de navegação) e navegadores (use busca paga). Criar um evento no Facebook pode ser uma forma de centralizar a divulgação de informações mais extensas, com o apoio das demais redes para atrair pessoas ao seu evento.

Não se esqueça de criar uma landing page de conversão para captar os dados de seus participantes e, principalmente, para notificá-los momentos antes do início do webinar. É muito comum enviar uma notificação por e-mail cinco minutos antes da transmissão para garantir que seus inscritos se lembrem do evento.

O material de divulgação deve ser pensado de acordo com o público-alvo do webinar. A empresa deve escolher uma linguagem e um visual que atraia o tipo de pessoa para o qual o webinar está destinado. Assim, o público que visualizará os conteúdos será muito maior.

4. Escolha uma plataforma adequada

Ao definir como fazer um webinar, a empresa pode adotar várias plataformas para fazer a sua transmissão. Porém, a escolha da plataforma também determina o quanto você pode otimizar os seus resultados e o público que será atingido pelos conteúdos. Portanto, é crucial que o negócio escolha o ambiente certo para exibir o seu webinar.

Algumas plataformas são especializadas em transmissão e videoconferência e possuem benefícios e funcionalidades que passam uma imagem mais séria para o seu webinar. Além disso, elas oferecem opções de personalização, segurança das informações e garantia de estabilidade durante toda a transmissão, porque usam tecnologias inovadoras em seus produtos.

Escolha uma plataforma que faça sentido com o posicionamento que sua empresa busca. Se os resultados esperados com o webinar são altos e forem atingidos, pense em investir na escolha da plataforma a médio e longo prazo.

Você também pode aproveitar as outras soluções e benefícios de uma ferramenta completa para, por exemplo, realizar recrutamento e reuniões internas. Em ambos os casos, o empreendimento deve estar atento à capacidade do serviço escolhido suportar a exibição de conteúdos para um grande número de pessoas. Tenha em mente que uma plataforma que não consegue gerar links de streaming de qualidade para vários usuários pode prejudicar toda a experiência do webinar.

5. Tenha os equipamentos necessários

Não é necessário ter um estúdio profissional para ter um webinar de sucesso. Porém, é importante se preocupar com os detalhes para passar a imagem correta. E isso inclui uma série de fatores.

Tenha uma sala isolada, sem interferências externas, com boa iluminação. Prefira um cenário neutro, que não tire a atenção do seu apresentador. Dessa forma, o foco de quem vir o webinar será direcionado totalmente para a mensagem que a empresa preparou.

Se lembre de ter todos os equipamentos e itens necessários prontos para a transmissão. A câmera de filmagem, por exemplo, deve ser testada antecipadamente e ter a capacidade de exibir imagens com alta resolução. Já os microfones precisam estar preparados para captar áudio sem ruídos, ecos ou outros tipos de interferência.

Faça a reserva da sala em que o time ficará antecipadamente. Disponibilize material de apoio e água para convidados. Não se esqueça de dar o suporte necessário para que a equipe de produção possa monitorar e interagir com os participantes do webinar.

Além disso, não se esqueça de fazer a divulgação em tempo real do webinar. Dessa forma, a companhia poderá atrair um grande número de espectadores e criar uma experiência de alta qualidade para todos eles.

6. Não deixe de treinar e revisar antes do webinar

Para evitar possíveis erros, garanta que os seus apresentadores estão preparados e conhecem o roteiro por completo. Além disso, revise a apresentação, garantindo que o conteúdo está adequado. Isso é muito importante para passar credibilidade e fazer um webinar de sucesso.

Trabalhe para que o webinar seja construído com uma linguagem alinhada com o perfil do público-alvo. A postura dos apresentadores deve estar moldada para evitar que a empresa passe uma mensagem que não seja atraente para os espectadores. Isso será crucial na construção de uma mensagem de alta credibilidade e confiável.

7. Incentive a interação do público

A grande vantagem de fazer uma transmissão ao vivo é poder interagir e entender o que o público espera durante o webinar. Isso dá aos apresentadores a capacidade de modelar o conteúdo de acordo com o que eles mais perguntam. Nesse sentido, a escolha da plataforma é algo importante: sempre que possível, selecione um serviço que tenha um ambiente simples e dinâmico para perguntas e interação.

O ideal é colocar, no próprio roteiro, momentos de dúvidas e perguntas. O apresentador deve estar preparado para incentivar o público a levantar questões sempre que finalizar um tópico.

Se possível, tenha uma equipe que mantenha uma interação constante com o público. Os profissionais podem atuar organizando as perguntas e passando as mais relevantes para o apresentador, além de divulgar conteúdos importantes que fazem sentido de acordo com o tópico sendo abordado.

8. Gere resultados após o webinar

O seu webinar ao vivo pode ser usado após a transmissão como conteúdo rico. Faça algumas adaptações, coloque o conteúdo em uma landing page e permita que seu público encontre esse conteúdo após o evento, gerando mais resultados para o seu negócio.

Uma ação que traz mais visitas é enviar um e-mail notificando os inscritos que não participaram, dizendo que você sentiu falta dele, mas que se ele ainda quiser assistir o webinar, o material está disponível. Envie a gravação também para a sua base de leads e faça publicações nos seus canais de comunicação.

Como você pôde conferir, saber como fazer um webinar pode ser bem mais simples do que você já imaginou. Basta seguir as nossas dicas e sua transmissão será um sucesso entre o público-alvo!

Agora que você já sabe como fazer um webinar de sucesso, que tal ajudar outras pessoas a colher resultados desse canal tão poderoso? Compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre aos amigos que você é um expert no assunto!

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