15/11/2017

8 benefícios do serviço de videoconferência em nuvem

8-beneficios-do-servico-de-videoconferencia-em-nuvem.jpeg

Muitas empresas utilizam serviços de videoconferência para reduzir distâncias e economizar recursos. Essa ferramenta simplifica a realização de reuniões, uma vez que profissionais não precisam se deslocar até um local para rever dados e definir estratégias. Além disso, a apresentação de conteúdos torna-se mais dinâmica e pode ser feita para um número amplo de pessoas facilmente.

E para otimizar o uso dessa ferramenta, diversas empresas estão investindo nas soluções de videoconferência em nuvem, tecnologia que garante mais mobilidade, flexibilidade e segurança no processo de comunicação.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira agora 8 interessantes benefícios da videoconferência em nuvem!

1. Menor investimento com infraestrutura

O investimento em uma ferramenta de videoconferência em nuvem é muito menor quando comparado com soluções de videoconferência tradicionais. A empresa não precisa adotar muitos equipamentos para conseguir integrar um sistema de videoconferência baseado na nuvem em sua rotina diária.

Em muitos casos, o negócio pode até já possuir tudo o que é necessário, tornando menor o tempo preciso para integrar a videoconferência ao seu ambiente corporativo.

2. Alta disponibilidade

Possuir ferramentas de TI com alta disponibilidade tornou-se algo crucial para qualquer empresa. Sem que ativos estejam disponíveis quando necessário, a empresa pode perder oportunidades de negócio ou mesmo diminuir a sua produtividade. E nesse sentido, a videoconferência na nuvem destaca-se como uma solução que sempre pode ser acessada por seus usuários.

Ao ser migrada para a nuvem, a videoconferência torna-se muito mais acessível. Basta que o negócio tenha uma conexão com a web para poder entrar em contato com clientes e parceiros comerciais: uma vez que a infraestrutura é menor e a aplicação é executada remotamente, maiores são os locais em que ela pode ser utilizada.

3. Manutenção simplificada

Como toda ferramenta baseada em ambiente de cloud computing, a videoconferência em nuvem também é uma solução que pode ser gerenciada por processos mais simples do que aplicações tradicionais. Isso permitirá que os gestores possam investir mais tempo na execução de rotinas críticas e que estejam relacionadas diretamente com o atendimento de demandas de consumidores.

Não há a necessidade, por exemplo, de a empresa possuir um time dedicado à manutenção dos serviços de TI. Todas essas rotinas serão executadas por profissionais especializados contratados pela empresa responsável pela ferramenta de videoconferência em nuvem. Assim, toda a empresa pode direcionar os seus esforços na prestação de serviços de qualidade para os seus clientes.

4. Retorno sobre o investimento elevado

O retorno sobre o investimento é uma métrica que merece atenção de toda empresa que investe em tecnologia. Gestores devem sempre estar atentos à busca por aplicações que possam gerar ganhos financeiros elevados e, nesse sentido, as ferramentas baseadas em nuvem são populares no mercado pelas receitas que elas podem gerar.

Os ganhos de mobilidade, economia de gastos e aumento de produtividade se traduzirão em rápidos retornos financeiros. E assim, o negócio poderá se preparar rapidamente para fazer novos investimentos em tecnologias e serviços modernos capazes de manter a companhia competitiva.

5. Ganho de mobilidade

A mobilidade operacional também é uma preocupação que afeta negócios atualmente. Ela é uma das principais tendências de mercado, uma vez que os novos processos de trabalho exigem que a empresa tenha uma cadeia operacional flexível o bastante para que todos os profissionais possam atuar em diferentes ambientes com a mesma performance.

Por meio da computação na nuvem, ter alta mobilidade passou a ser algo simples. A videoconferência em nuvem é um exemplo. Com essa solução, a empresa consegue disponibilizar uma ferramenta para que pessoas possam conectar-se diretamente pela web, sem a necessidade de um equipamento complexo, maximizando a capacidade de atuação de todos os profissionais internos.

6. Acesso mais rápido às novas funcionalidades

A computação na nuvem reduziu o tempo necessário para que empresas possam obter acesso às novas funcionalidades existentes nos seus sistemas de TI. Como os serviços não são executados localmente, a companhia consegue acessar correções de segurança, novas versões de sistemas e funcionalidades rapidamente. Dessa forma, a empresa pode criar rotinas sem grandes dificuldades.

Esse é o caso da videoconferência na nuvem. Uma vez que a empresa adota essa solução, o acesso às novas funcionalidades, patches de segurança e versões é feito em instantes. Não há a necessidade de instalar recursos localmente e, assim, a empresa pode diminuir a burocracia para atualizar os seus sistemas.

7. Maior compatibilidade

Ao utilizar um sistema de videoconferência tradicional, o negócio precisa lidar com uma série de fatores que afetam na compatibilidade da ferramenta com a sua infraestrutura de TI. Plugins, drivers e sistemas operacionais são algumas das características que impactam diretamente na capacidade da companhia conseguir adotar por completo uma nova solução de TI.

E nesse cenário, a videoconferência na nuvem beneficia-se do fato de que aplicações de cloud computing podem ser utilizadas em um grande número de equipamentos. Basta que a empresa tenha um dispositivo atual para que a solução possa ser utilizada por completo. Com isso, não só o tempo de adoção é reduzido, mas também os riscos do negócio enfrentar erros e falhas de uso caem significativamente.

8. Maior integração entre equipes

A videoconferência em nuvem contribui para que a empresa tenha um time de profissionais que atua com mais integração continuamente. Ferramentas como essa eliminam distâncias e tornam a troca de informações mais simples. Com isso, o empreendimento atinge melhores resultados e soluciona problemas facilmente.

Sempre que algo ocorrer, os times podem entrar em contato rapidamente para avaliar as melhores medidas para solucionar um problema. A troca de informações será feita em tempo real, o que torna mais ágil o prazo para encontrar soluções inovadoras e de alto impacto. Como consequência, a empresa trabalhará por meio de um fluxo operacional com um alto desempenho contínuo.

Em geral, ferramentas de TI voltadas para a comunicação entre pessoas podem ter um impacto estratégico em vários setores. Soluções como a videoconferência em nuvem estão tornando o ambiente corporativo mais eficaz e ágil.

Agora que você já está por dentro desses 8 importantes benefícios da videoconferência em nuvem, que tal desvendar alguns mitos sobre o assunto? Descubra agora 7 fatos sobre a videoconferência que você precisa saber!

Videoconferência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *