6 recursos audiovisuais para serem usados na sua empresa

23 de agosto de 2019

A utilização de recursos audiovisuais é recorrente em empreendimentos dos mais variados portes e segmentos. Afinal, o uso desse tipo de tecnologia pode contribuir com vários aspectos da rotina empresarial, como, por exemplo, produtividade, planejamento e comunicação. Distâncias são reduzidas, profissionais podem solucionar dúvidas com mais agilidade e conflitos tornam-se menos frequentes.

Os recursos audiovisuais também colaboram no sentido de reduzir custos operacionais e facilitar uma série de processos. A mobilidade pode ser incorporada ao dia a dia da empresa com mais facilidade, evitando que pessoas que atuam com rotinas mais flexíveis tenham que deslocar-se para o seu local de trabalho para realizar uma reunião. Além disso, essas ferramentas podem ser utilizadas para que a empresa tenha um relacionamento mais integrado com os seus clientes, parceiros comerciais e colaboradores.

Se você tem interesse pelo tema e deseja saber como os recursos de imagem e som podem ajudar sua empresa, leia as dicas que preparamos!

1. Videoconferência

videoconferência é, muito provavelmente, o recurso audiovisual mais conhecido de todos. Essa flexível ferramenta cumpre a importante função de auxiliar em reuniões e outras demandas. A melhor parte é que ela não requer uma estrutura demasiadamente complexa ou um alto investimento para atingir um bom desempenho.

Suas vantagens mais claras estão associadas à otimização do tempo e à mobilidade. Como pode ser feita a partir de um tablet, por exemplo, ela é bastante útil para reuniões com membros de outras filiais ou quando há a necessidade de contatar rapidamente um fornecedor distante.

Basta que o profissional tenha um dispositivo compatível para comunicar-se com o seu time ou com um cliente. Nos projetos corporativos, por exemplo, isso reduzirá o tempo para que as tomadas de decisões ocorram. Além disso, os gastos totais da iniciativa cairão drasticamente.

Em reuniões com clientes e parceiros comerciais, a videoconferência dá mais agilidade para a empresa e torna-a mais competitiva. Apresentações mais integradas e inteligentes podem ser criadas. E sem a necessidade dos profissionais deslocarem-se para apresentar um produto, a companhia pode fornecer uma experiência de mais qualidade para os seus parceiros.

2. Telepresença

Também conhecida como telepresença imersiva, essa solução vai muito além de sons e imagens. Desenvolvida com o intuito de realmente simular a presença de uma pessoa em um ambiente, ela necessita de um número significativo de aparatos tecnológicos, como salas preparadas, câmeras de alta definição, iluminação adequada, etc.

Devido à capacidade de imersão, as telepresenças são boas saídas para fortalecer o vínculo com empresas parceiras. Reuniões especiais também ganham bastante status com a utilização dessa ferramenta. E com mais inovação no seu dia a dia, o negócio consegue criar uma experiência mais inovadora para as suas companhias parceiras.

3. Webinar

O webinar funciona como uma palestra ou seminário online. Por conta disso, são na maioria das vezes transmitidos ao vivo e apresentam-se como ótimas alternativas para conceder treinamentos e/ou explicar alguma questão operacional. Consequentemente, auxiliam na melhoria dos processos.

Em treinamentos ou palestras, por exemplo, o webinar pode ser utilizado para dar mais agilidade aos instrutores. Não haverá a necessidade de manter um profissional em cada local em que os cursos forem aplicados. Assim, a companhia pode divulgar novas rotinas e políticas de trabalho sem ter grandes custos.

Para empresas que trabalham com a oferta de cursos online, o webinar dá mais competitividade ao seu portfólio de produtos. A companhia poderá fornecer os seus serviços para um elevado número de clientes em potencial, uma vez que a distância deixará de ser um impeditivo para a realização de aulas.

4. Podcast

Podcasts são versões modernas das antigas transmissões de rádio. De modo bastante resumido, eles se configuram como arquivos digitais de áudio, cuja utilidade vai do treinamento de funcionários à divulgação de conteúdos e produtos informativos para o público geral.

Ao longo dos últimos anos, os podcasts ganharam popularidade. Aplicativos voltados para o gerenciamento dessa mídia permitem que milhões de pessoas em todo o planeta acompanhem os seus programas favoritos e possam ouvir novos episódios a qualquer momento. E dada a sua versatilidade, os podcasts podem ter uma utilidade muito maior do que a do entretenimento, sendo empregados no ambiente corporativo.

Internamente, o podcast é uma forma simples e direta de divulgar conteúdos para colaboradores e estabelecer uma relação mais integrada entre o negócio e seus colaboradores. A companhia pode criar, por exemplo, um programa semanal com informativos, novidades e outros dados relevantes para a rotina do negócio. Dessa forma, os times internos terão um mecanismo mais versátil para manter-se em dia com a rotina corporativa.

Externamente, a empresa pode utilizar podcasts para criar uma relação profunda com os seus clientes e parceiros comerciais. Algumas companhias integram essa mídia às suas estratégias de marketing de conteúdo, potencializando a capacidade da marca estar relacionada ao dia a dia do seu público alvo. Em outras palavras, o podcast serve como um meio de divulgar serviços, comunicar novidades do setor e abordar novos consumidores.

5. Vídeo institucional

Como o próprio nome já adianta, um vídeo institucional tem como objetivo mostrar algo sobre a própria corporação. É costumeiramente utilizado para fortalecer a marca, mostrando ações específicas ou compartilhando um pouco das missões e dos valores empresariais.

Outra aplicação bastante comum dessa solução é criar uma apresentação da empresa. Desse modo, garante um rico material de apoio para adquirir novos clientes e captar talentos que realmente se interessem pelos valores institucionais.

Em ambos os casos, o vídeo institucional surge como uma solução para que a empresa possa fortalecer a sua marca, os seus valores e os seus princípios de uma forma mais inteligente e inovadora. Isso dará mais competitividade para o empreendimento, que conseguirá atrair novas oportunidades com mais precisão e facilidade.

6. Depoimentos

Gravar o depoimento de um parceiro ou consumidor satisfeito pode ser a solução para alavancar a performance de sua empresa no mercado. Além de conferir credibilidade aos serviços, os depoimentos causam um impacto considerável nos espectadores. Esses conteúdos podem ser divulgados nos canais oficiais da empresa (como blogs e perfis em redes sociais) para fortalecer a marca e tornar a abordagem de novos consumidores mais fácil.

Por fim, é importante ressaltar que os recursos audiovisuais trazem benefícios que ultrapassam os limites comunicativos, pois também agregam valor de mercado à sua empresa. Essas soluções, independentemente do formato ou objetivo que você escolha utilizar, podem ser a chave que falta para que seu empreendimento cresça ainda mais e alcance resultados além dos esperados.

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Lizi da Pleimec
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