27/06/2018

5 dicas de linguagem corporal para reuniões por videoconferência

5-dicas-de-linguagem-corporal-para-reunioes-por-videoconferencia.jpeg

A videoconferência é utilizada por muitas empresas para reduzir custos, estabelecer rotinas de trabalho remoto e tornar mais flexível o ambiente de trabalho. Mas para garantir que essa solução seja bem utilizada, os profissionais devem estar atentos à sua linguagem durante a chamada. Dessa forma, as chances do interlocutor estar atento à mensagem e recebê-la por completo serão muito maiores.

A realização de uma videoconferência vai muito além da escolha dos equipamentos certos. Para garantir credibilidade para a sua mensagem, é fundamental seguir algumas dicas de linguagem corporal e proporcionar uma chamada de qualidade.

Quer saber mais sobre o tema? Então, leia 5 dicas de linguagem corporal que preparamos para você!

1. Estabeleça contato visual com o interlocutor

Entre as dicas de linguagem corporal, essa pode ser uma das mais importantes para apresentações de novos produtos ou para realizar videoconferências comerciais. Estabelecer contato visual com o seu interlocutor traz mais segurança para quem recebe a sua mensagem e facilita o convencimento das suas ideias. Assim, você conseguirá atingir os seus objetivos com muito mais facilidade.

2. Evite utilizar telefones, tablets e outros dispositivos

Ninguém gosta de dividir a atenção com outras coisas durante uma conversa. Na videoconferência, não é diferente.

Portanto, utilize dispositivos eletrônicos apenas se for necessário. Esteja atento a esse detalhe, uma vez que ele deve garantir que todos os envolvidos demonstrem atenção e comprometimento com quem está falando.

3. Atente ao uso das mãos

É comum dizer que grande parte da comunicação não é oral. Portanto, trabalhe para que o uso das mãos seja o mais adequado possível. Durante a videoconferência, elas poderão ser utilizadas para vários fatores, como o reforço da importância de um ponto ou para direcionar o interlocutor para determinado ponto de um gráfico ou vídeo.

4. Mantenha uma boa postura

A postura também é importante. Trabalhe, portanto, para que ela seja a melhor possível. Indique, por meio do seu corpo, abertura ao que todos dizem e evite aparecer desleixado. Dessa forma, a conversa será mais fluida e com maior chance de passar uma boa impressão e confiança.

5. Evite interromper o interlocutor

Durante uma videoconferência estratégica, é importante que o interlocutor seja ouvido. Sempre abra espaço para que todos possam expor as suas opiniões e trocar informações sobre o que pensam. Sugestões também devem ser levadas em consideração, uma vez que elas permitem um melhor alinhamento de expectativas.

Evite discussões. Mantenha um tom de voz amigável e sempre busque garantir que conflitos sejam resolvidos da melhor forma possível. E esteja atento: das dicas de linguagem corporal que preparamos, essa é a que envolverá o maior número de softskills.

Seguindo as dicas de linguagem corporal que separamos acima, as chances da sua empresa atingir os objetivos das reuniões nas videoconferências, aumentará bastante. Lembre-se que suas palavras serão melhor recebidas pelos interlocutores se a sua linguagem e postura forem estratégicas e impecáveis, demonstrando mais segurança e seriedade.

Gostou do artigo? Então, compartilhe estas dicas nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo!

Curiosidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *