5 dicas de linguagem corporal para reuniões por videoconferência

21 de outubro de 2019

A videoconferência é utilizada por muitas empresas para reduzir custos, estabelecer rotinas de trabalho remoto e tornar mais flexível o ambiente de trabalho. Mas para garantir que essa solução seja bem utilizada, os profissionais devem estar atentos à sua linguagem durante a chamada. Dessa forma, as chances do interlocutor estar atento à mensagem e recebê-la por completo serão muito maiores.

A realização de uma videoconferência vai muito além da escolha dos equipamentos certos. Para garantir credibilidade para a sua mensagem, é fundamental seguir algumas dicas de linguagem corporal e proporcionar uma chamada de qualidade.

Quer saber mais sobre o tema? Então, leia 5 dicas de linguagem corporal que preparamos para você!

1. Estabeleça contato visual com o interlocutor

Entre as dicas de linguagem corporal, essa pode ser uma das mais importantes para apresentações de novos produtos ou para realizar videoconferências comerciais. Estabelecer contato visual com o seu interlocutor traz mais segurança para quem recebe a sua mensagem e facilita o convencimento das suas ideias. Assim, você conseguirá atingir os seus objetivos com muito mais facilidade.

2. Evite utilizar telefones, tablets e outros dispositivos

Ninguém gosta de dividir a atenção com outras coisas durante uma conversa. Na videoconferência, não é diferente.

Portanto, utilize dispositivos eletrônicos apenas se for necessário. Esteja atento a esse detalhe, uma vez que ele deve garantir que todos os envolvidos demonstrem atenção e comprometimento com quem está falando.

3. Atente ao uso das mãos

É comum dizer que grande parte da comunicação não é oral. Portanto, trabalhe para que o uso das mãos seja o mais adequado possível. Durante a videoconferência, elas poderão ser utilizadas para vários fatores, como o reforço da importância de um ponto ou para direcionar o interlocutor para determinado ponto de um gráfico ou vídeo.

4. Mantenha uma boa postura

A postura também é importante. Trabalhe, portanto, para que ela seja a melhor possível. Indique, por meio do seu corpo, abertura ao que todos dizem e evite aparecer desleixado. Dessa forma, a conversa será mais fluida e com maior chance de passar uma boa impressão e confiança.

5. Evite interromper o interlocutor

Durante uma videoconferência estratégica, é importante que o interlocutor seja ouvido. Sempre abra espaço para que todos possam expor as suas opiniões e trocar informações sobre o que pensam. Sugestões também devem ser levadas em consideração, uma vez que elas permitem um melhor alinhamento de expectativas.

Evite discussões. Mantenha um tom de voz amigável e sempre busque garantir que conflitos sejam resolvidos da melhor forma possível. E esteja atento: das dicas de linguagem corporal que preparamos, essa é a que envolverá o maior número de softskills.

Seguindo as dicas de linguagem corporal que separamos acima, as chances da sua empresa atingir os objetivos das reuniões nas videoconferências, aumentará bastante. Lembre-se que suas palavras serão melhor recebidas pelos interlocutores se a sua linguagem e postura forem estratégicas e impecáveis, demonstrando mais segurança e seriedade.

Gostou do artigo? Então, compartilhe estas dicas nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo!

img
Lizi da Pleimec
Assistente de TI

Solicite seu orçamento agora.

Nossa equipe de venda entrará em contato com você.

Entre em Contato
WhatsApp Web Button WhatsApp Web Button